7º Ano

Ângulos



Não há registros confiáveis sobre o desenvolvimento do "conceito de ângulo", entretanto, é possível fazer um ensaio a respeito das idéias primitivas associadas à noção de ângulo.

O homem primitivo, que vagava à procura de alimento, se deu conta de que certos caminhos pelas montanhas causavam mais fadiga do que outros; assim a ideia de inclinação deve ter sido uma das primeiras a ser intuídas. Caminhos ótimos acompanhando as curvas de nível ainda hoje são utilizados na moderna engenharia de construção de estradas.
Outra ideia bem antiga é a do ângulo agudo. Sabemos isto analisando como são as pontas das flechas de povos da idade da pedra, passando pela idade dos metais e chegando até nossos dias. A ponta aguda dá mais direção, pela aerodinâmica, e penetra com mais facilidade no animal a ser caçado.

                            

No ano de 4000 a. C., os egípcios e árabes tentavam elaborar um calendário.

Nessa época, se acreditava que o sol levava 360 dias para completar a órbita de uma volta em torno da Terra. 
Assim, a cada dia o Sol percorria um pouquinho dessa órbita, ou seja, um arco de circunferência de sua órbita. Esse ângulo passou a ser uma unidade de medida e foi chamado de grau.

Então, para os antigos egípcios e árabes, o grau era a medida do arco que o sol percorria em torno da Terra durante um dia.


Porém, hoje sabemos que é a Terra que gira em torno do sol.








Nenhum comentário:

Postar um comentário